segunda-feira, 21 de abril de 2008

Empreendedorismo Esporte Clube

EMPREENDEDORISMO ESPORTE CLUBE
(Revista Gestão de Negócios nº 0024 – mês de MARÇO/2008 – Esporte & Negócio: Artigo – por Marco Aurélio Klein)

Ganhar dinheiro com o esporte no Brasil é possível, pois há um mercado muito promissor e para isto basta unir um espírito empreendedor com qualificação profissional voltada para o potencial esportivo que o país apresenta, porque não faltarão atletas, entusiastas, nem mesmo patrocinador e dinheiro para boas oportunidades.
Segundo o jornalista o Brasil tem um extraordinário potencial para desenvolvimento do setor de práticas desportiva visto que de acordo com a pesquisa Ipsos Marplan, 94% dos brasileiros praticam e/ou acompanham esportes regularmente e segundo o Ministério do Esporte, são 127 as modalidades esportivas praticadas no Brasil.
Na sua visão são excepcionais as possibilidades para empreendedores, porque já há razoáveis chances de trabalho no mercado esportivo. Quase nada é feito para qualificar pessoas, proporcionar a devida capacitação para a criação e/ou gestão das ações necessárias em todos os níveis – federais, estaduais, municipais, bairros, escolas, clubes, etc.
O que está mesmo faltando é capacidade para a organização, qualificação e foco para desenvolver as atividades-fim, ou seja: eventos e competições, sendo que estas precisam de gestão e uso adequado das tradicionais ferramentas de administração, finanças e marketing.



segunda-feira, 31 de março de 2008

O título do texto é uma frase que buscou e conseguiu atrair bem a atenção das pessoas. Achei que matéria foi pouco explorada pela opinião da jornalista e sim no seu todo foi reproduzida a idéia do coordenador dos cursos de Administração da Faculdade Módulo, Cláudio Carvajal.
A idéia principal sobre setor alimentícios que foi a chamada da matéria teve pouco assunto, visto que a jornalista elucidou bastante a necessidade de um plano de negócios e na minha opinião esse tema é muito importante para o nosso curso de Administração, pois está tudo relacionado com a maneira de se administrar uma empresa.

De acordo com o coordenador dos cursos de Administração da FAculdade Módulo, Claudio Carvajal, as oportunidades de negócios em 2008 estarão mais favoráveis para os setores de higiene e beleza, atividade fiísica, vestuário e alimentação.
Como no ano passado que apresentou um crescimento econômico favorável e para quem tem intenção de planejar um empreendimento os setores mais interessantes são de varejo, construção civil, financeiro, franquias de educação e prestação de serviço.
Os micro e pequenos empresários teêm que tomar cuidado com as variáveis como competitividade, recursos financeiros, mercado, análise, foco no cliente, localização, equipe, parceiros e de acordo com Carvajal o mais importante é o plano de negócios e para isso o empreendedor deve optar por um plano que realmente possa ser executado.
Para quem tem formação pelas áreas citadas, a dica de Carvajal é abrir mais possibilidades de pagamento aos clientes, como aceitar todos os tipos de cartão de crédito, visto que isso motiva o consumidor para que compre mais e que em todo setor a inovação é necessária em qualquer negócio.