sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Empreendedorismo Estratégico - continuação

OSVALDO ELIAS FARAH, MARLY CAVALCANTI, LUCIANA PASSOS MARCONDES. Empreendedorismo Estratégico – Criação e gestão de pequenas empresas. Austrália, Brasil, Japão, México, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos: Editora Cengage Learning, 2008.

Síntese

Nestes capítulos os autores explanam os conceitos dos temas relacionados aos sistemas que pode existir em uma organização e a maneira em que cada um deles trará subsídios aos administradores, devido às estruturas organizacionais de cada empresa.

Palavras chaves: sistema, conceitos, estruturas organizacionais.

Resumo dos capítulos 5 ao 8 – Sistemas de Informação, de Marketing, de Produção e de Recursos Humanos (páginas 67 a 149)

No contexto geral esses conceitos podem ser aplicados tanto para uma pequena empresa como para grandes empresas, apesar da evolução tecnológica, mais do que nunca as empresas necessitam ter administradores comprometidos e voltados aos negócios, para elevar o saber, conhecer e adminstrar o relacionamento com os clientes, aumentar a produtividade, otimizar a eficiência, reduzir custos, melhorar o clima organizacional, aumentar as habilidades e por fim melhorar a qualidade dos resultados.

Resumo da matéria jornalística: Feiras e Eventos, Juliana Klein, Revista Gestão & Negócios, publicada em março/2008, edição 24.

Feiras e eventos se tornaram uma das maiores ferramentas de marketing e de negócios. Para se entrar no mercado hoje em dia no Brasil, exige a constante inovação e estratégias para melhorar a visibilidade de uma empresa, e uma das ferramentas de exposição e venda que cresce é a participação em feiras e eventos de negócios. De acordo com uma das maiores empresas promotoras de eventos e negócios da América Latina, em 2007, os oitos eventos no Brasil e 3 no exterior, totalizaram 2,3 mil expositores e 213,7 mil visisitantes.

Uma empresa é movida através de receita, que é gerada através da venda e da propaganda e por isso o evento é a vitrine do negócio e a oportunidade onde empresas conseguem apresentar produtos e serviços ao mercado, solidificar realacionamentos, prospecção de novos clientes, fortalecer marcas, reafirmar qualidades e vantagens de produtos de linhas, divulgar novidades e lançamentos, verificar tendências, aumentar vendas e fazer ótimos negócios.

Análise crítica baseada no livro

Buscando os exemplos em outras países e observando a importância de participação nas feiras e eventos de negócios, podemos citar a Alemanha e hoje esse mercado está se abrindo na China, onde há uma grande estrutura para aqueles que querem participar dessas feiras.
Sendo o planejamento uma das chaves para o sucesso de qualquer empreendimento, nessas feiras há uma troca em mercado vendedor e mercado comprador de produtos e serviços , com o objetivo de definir a natureza do negócio,.
Nas dimensões filosófica, funcional e operacional de marketing, entendemos que nas feiras e nos eventos as decisões das empresas em participar visam buscar satisfazer as necessidades e aos desejos do consumidor à troca como transação comercial.
No sentido da globalização que chegou e provocou modificações profundas no relacionamento entre empresas e consumidores, sendo assim preciso elaborar uma estratégia e a melhor forma é cuidar do posicionamento de produtos e serviços e para isso as feiras e eventos buscam esses objetivos.



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