sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Decisões sobre avaliação do desempenho e apoio na solução

OSVALDO ELIAS FARAH, MARLY CAVALCANTI, LUCIANA PASSOS MARCONDES. Empreendedorismo Estratégico – Criação e gestão de pequenas empresas. Austrália, Brasil, Japão, México, Cingapura, Espanha, Reino Unido e Estados Unidos: Editora Cengage Learning, 2008.

Síntese da Parte 4 – Capítulos 11e 12 – Decisões sobre Avaliação do Desempenho e Apoio na solução de Conflitos e Pressões.

Nesses capítulos a preocupação não está na constituição (nascimento e estruturação) do novo negócio, mas permitir ao empreendedor responder às seguintes perguntas:
- valeu a pena deixar de ser empregado para se tornar empresário?
- a remuneração proporcionada pelo novo negócio compensa a perda de horas de lazer nos fins de semana?
- minha empresa não vai como eu imaginava. E agora?

Resumo dos capítulos 11 e 12Antes mesmo de iniciar um negócio é importante para o empreendedor obter um ferramental que juntamente com outras formas de avaliação para obter os resultados financeiros, que em certos momentos medem o crescimento e a sobrevivência da organização.
A elaboração do diagnóstico empresarial vem ao encontro da necessidade de se obterem dados para a tomada de decisão, são estes:
- Demonstrativos financeiros extraídos de dados contábeis para verificação se o preçoi de venda praticado foi suficiente para cobrir os custos e as despesas.
Com a maturidade das empresas, surgirão problemas importantes que merecerão atenção especial, como dependência de um cliente principal, um único fornecedor, modificações no mercado do produto, alterações no mercado de insumos, política de vendas e empresas familiares (veja matéria abaixo).


Resumo da matéria jornalística:
NEGÓCIOS EM FAMÍLIA: Revista Gestão & Negócios – Editora Escala nº 24, Março/2008 página 44, por Sheyla Pereira.
Controle financeiro – O gerente geral Luiz Gustavo Tatagiba, filho de Eufrásio Tatagiba, fundador da Eufrásio Autopeças afirma que é necessário fazer a separação do lado pessoal e profissional, principalmente quando se fala em finanças. Para ele é importante um bom controle dos gastos e uma adequada distribuição de lucros para os sócios. “ A transparência e a sobriedade da administração nos investimentos e contabilização de gastos da empresa são fundamentais”, acredita.
Para o advogado e sócio da Werner & Associados Consultores, René Werner, os familiares devem viver com dividendos e nunca usar o caixa da empresa para uso pessoal. “As melhores práticas de governança familiar indicam que, para manter o negócio saudável, é fundamental que as contas sejam totalmente separadas, com uma contabilidade diferenciada
.

Resumo da matéria baseada no livro:
De acordo com as explicações dos autores o controle não é só importante para empresas de grupos familiares, mas como um diagnóstico empresarial, sendo que este serve para obter dados para a tomada de decisão. Uma das melhores maneiras de detectar problemas na composição do preço de venda e a porcentagem cobrada pelas instituições financeiras é a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE), em que estão descritas as receitas, os custos, as despesas e o resultado do exercício.
Em uma empresa familiar, os sócios-fundadores ou seus sucessores são os responsáveis diretos pela gestão ou exercem influências predominantes na administração do negócio. O crescimento de uma empresa, a partir de certo momento, exige descentralização do processo decisório e delegação de poderes.
Sendo assim as empresas devem contratar consultorias, auditorias independentes, buscando apoio empresarial, pois muitas vezes não conseguimos enxergar os problemas advindos dos vários conflitos e pressões que estão “diante do nosso nariz”.

Um comentário:

Anônimo disse...

Senhor Alaôr José, tudo Bem?
Meu nome é Fernando José Vital, estudante do Curso Técnico de Administração do Senac.E eu e meus colegas temos de encontrar empreendedores para falar um pouco das sua características empreendedoras, vai ser um bate papo mesmo, portando nós gostaríamos de convidar o senhor para participar dessa palestra, pois através do perfil do senhor, notamos que o senhor é uma pessoa empreendedora.

Se o senhor se interessar, por favor entre em contato o mais rápido possível:
E-mail: fernandovital2007@yahoo.com.br
Tel: (32) 3241-1857

Muito Obrigado.