sábado, 26 de abril de 2008

EMPREENDEDORISMO ESPORTE CLUBE

EMPREENDEDORISMO ESPORTE CLUBE

(Revista Gestão de Negócios nº 0024 – mês de MARÇO/2008 – Esporte & Negócio: Artigo – por Marco Aurélio Klein)


Ganhar dinheiro com o esporte no Brasil é possível, pois há um mercado muito promissor e para isto basta unir um espírito empreendedor com qualificação profissional voltada para o potencial esportivo que o país apresenta, porque não faltarão atletas, entusiastas, nem mesmo patrocinador e dinheiro para boas oportunidades.

Segundo o jornalista o Brasil tem um extraordinário potencial para desenvolvimento do setor de práticas desportiva visto que de acordo com a pesquisa Ipsos Marplan, 94% dos brasileiros praticam e/ou acompanham esportes regularmente e segundo o Ministério do Esporte, são 127 as modalidades esportivas praticadas no Brasil.

Na sua visão são excepcionais as possibilidades para empreendedores, porque já há razoáveis chances de trabalho no mercado esportivo. Quase nada é feito para qualificar pessoas, proporcionar a devida capacitação para a criação e/ou gestão das ações necessárias em todos os níveis – federais, estaduais, municipais, bairros, escolas, clubes, etc.

O que está mesmo faltando é capacidade para a organização, qualificação e foco para desenvolver as atividades-fim, ou seja: eventos e competições, sendo que estas precisam de gestão e uso adequado das tradicionais ferramentas de administração, finanças e marketing.



Minhas considerações sobre o autor são que ele enfatizou muito a falta de capacidade para organização e qualificação do povo brasileiro, e como ele diz não falta atletas e nem entusiastas no Brasil quando se fala de esportes, sendo assim posicionou-se de forma bastante crítica quanto ao modelo de governo no Brasil e deixou bem clara essa posição quando ele aponta principalmente a pesquisa do Ministério do Esporte, visto que apesar do governo ter ciência da importância do esporte para o desenvolvimento se faz muito pouco por isso, apenas coloca dinheiro.

Vejo que o tema abordado na matéria tem grande importância para o Curso de Administração, abrindo-se assim uma oportunidade e um desafio para um administrador de empresas para utilizar-se de tradicionais ferramentas de administração: finanças e marketing.

Quanto a outras matérias sobre o tema vejo que a maioria dos autores criticam mas não dão um caminho e/ou modelo a ser seguido e um plano para ser executado.





segunda-feira, 21 de abril de 2008

Empreendedorismo Esporte Clube

EMPREENDEDORISMO ESPORTE CLUBE
(Revista Gestão de Negócios nº 0024 – mês de MARÇO/2008 – Esporte & Negócio: Artigo – por Marco Aurélio Klein)

Ganhar dinheiro com o esporte no Brasil é possível, pois há um mercado muito promissor e para isto basta unir um espírito empreendedor com qualificação profissional voltada para o potencial esportivo que o país apresenta, porque não faltarão atletas, entusiastas, nem mesmo patrocinador e dinheiro para boas oportunidades.
Segundo o jornalista o Brasil tem um extraordinário potencial para desenvolvimento do setor de práticas desportiva visto que de acordo com a pesquisa Ipsos Marplan, 94% dos brasileiros praticam e/ou acompanham esportes regularmente e segundo o Ministério do Esporte, são 127 as modalidades esportivas praticadas no Brasil.
Na sua visão são excepcionais as possibilidades para empreendedores, porque já há razoáveis chances de trabalho no mercado esportivo. Quase nada é feito para qualificar pessoas, proporcionar a devida capacitação para a criação e/ou gestão das ações necessárias em todos os níveis – federais, estaduais, municipais, bairros, escolas, clubes, etc.
O que está mesmo faltando é capacidade para a organização, qualificação e foco para desenvolver as atividades-fim, ou seja: eventos e competições, sendo que estas precisam de gestão e uso adequado das tradicionais ferramentas de administração, finanças e marketing.